frutas que cachorro nao pode comer

12 frutas que cachorro não pode comer

Embora pareça saudável introduzir frutas na alimentação dos nossos cachorros, é necessário lembrar que nem todas as frutas são seguras para eles.

Apesar das frutas serem saudáveis aos humanos, a dieta canina é bem diferente. E como tutores responsáveis, é essencial zelar pela alimentação dos cãezinhos, e protegê-los das comidas que podem os prejudicar.

Algumas frutas podem apresentar riscos à saúde dos cachorrinhos como insuficiência renal, problemas digestivos, alergias, desequilíbrio nutricional e outros.

Por isso, montamos uma lista com frutas que cachorros não podem comer. Conhecendo as frutas proibidas para cães, você os garante uma saúde de qualidade.

Quer saber quais frutas evitar de oferecer ao seu doguinho? Leia até o final!

Meu cachorro pode comer fruta?

Seu cachorro pode comer frutas sim, mas não são todas. As frutas são uma opção saudável para variar dos petiscos. Elas são ricas em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes que complementam a dieta do cão.

Além disso, elas são boas fontes de hidratação, já que alguns cachorrinhos não costumam beber muita água. Os benefícios são inúmeros, mas mesmo assim, existem frutas que são proibidas para cachorros.

Elas são frutas proibidas para cães porque contém componentes e substâncias prejudiciais à saúde do cão.

12 frutas que cachorro não pode comer

Abaixo montamos para você uma seleção de algumas frutas que podem fazer mal para o seu cãozinho, a partir dela você já vai ter uma boa noção de quais deixar longe da alimentação do seu companheiro.

Abacaxi

frutas que cachorro nao pode comer abacaxi

O abacaxi se enquadra no quadro das frutas que podem ser consumidas, mas em doses muito baixas.

Por causa da acidez presente na fruta, consumi-la em excesso pode causar lesões no sistema gastrointestinal do cachorrinho.

Levando em consideração a lista de frutas e legumes permitidos para cachorro, eliminar o abacaxi da dieta do cãozinho não é uma perda significativa, portanto sempre que puder evite dar ela ao seu cachorro.

Abacate

frutas proibidas para cães abacate

O abacate possui uma substância venenosa para os pets chamada persina. Essa substância pode causar problemas como pancreatite e complicações gastrointestinais.

Essa fruta também tem um alto valor calórico para os animais. Além de que a gordura do abacate pode desregular o sistema digestivo do cachorro.

O abacate também possui um caroço grande e rígido, que pode causar engasgo, afinal, cachorros são gulosos e tendem a morder mais do que conseguem engolir.

Cereja

cachorro não pode comer cereja

Essa frutinha é muito perigosa para o seu cachorro. Ela tem alta concentração de cianeto na casca, o que pode causar intoxicação, atrapalhando o transporte celular do cachorro.

O cianeto inibe a captação de oxigênio pelos glóbulos vermelhos, o que significa que eles comprometem os órgãos vitais como o cérebro, coração, fígado e rins.

Tanto na semente quanto na casca da cereja há uma substância chamada amigdalina, que durante a digestão libera ácido cianídrico, que é altamente tóxico. Mesmo poucos caroços de cereja são suficientes para intoxicar de forma séria o cão.

Além disso, se você mora perto ou tem um pé de cereja em casa, o ideal é bloquear o acesso do cachorro à planta. Isso se dá, por que as folhas e galhos da cerejeira também contêm cianeto.

Damasco

frutas que cachorro não deve comer damasco

Semelhante ao abacaxi, o Damasco pode ser consumido, mas com restrições. Sua semente produz cianeto, que é tóxico, e a casca causa problemas na digestão. Logo, para que o cãozinho pudesse ingerir a fruta, deveria ser sem a semente e a casca.

E quanto ao damasco desidratado, as frutas secas, no geral, devem ser evitadas, pois são difíceis de digerir, e são altamente calóricas. Por isso, é preferível que os cachorros comam outras frutas.

Carambola

quais frutas não pode dar para cachorro carambola

A carambola contém grande quantidade de cristais de oxalato e a sua ingestão pode causar falhas nos rins, vômito, diarreia, sede excessiva, sangue na urina e compromete a absorção de nutrientes fundamentais.

A fruta também contém caramboxina, uma substância neurotóxica que pode provocar convulsões e confusão mental no cachorro.

Laranja e Limão

laranja e limão fruta que não pode dar para cachorro

A laranja e o limão, como o abacaxi e o damasco, não são recomendados, contudo podem ser ingeridos em pequenas quantidades.

Os cães não precisam das vitaminas da laranja, o sumo da fruta não os beneficia. Além de ser uma fonte concentrada de açúcares e ácido cítrico. O citrino, também presente na laranja, pode causar diarréia e vômito nos cães.

Por outro lado, o limão é ácido demais para cachorros. Além disso, a casca e a semente de ambas as frutas são de difícil digestão, causam problemas gastrointestinais e podem conter resíduos de pesticidas.

Uva e passas

cachorro não deve comer fruta uva

As uvas são proibidas para os cachorrinhos. Cães não devem ingerir nenhum tipo de uva, mesmo que sem caroço ou passas.

Há uma substância tóxica na fruta que pode causar insuficiência renal, vômitos, diarréia, anorexia, dores abdominais, desidratação e outros.

Coco

que fruta o cachorro não deve comer coco

Como qualquer fruta, o coco é perigoso em excesso pois é uma fruta bem calórica. O ideal é ser oferecido como petisco e nada além.

Mesmo a água de coco, que apresenta mais benefícios do que malefícios, deve ser controlada.

Quanto a polpa e derivados, contém concentração calórica alta, devendo ser evitados. Já as cascas, interna e externa do coco, não são bem digeridas pelo cachorro, então não devem ser dadas ao pet.

Figo

Não há um consenso sobre o malefício do figo. Portanto, pequenas quantidades podem ser benéficas à saúde. O que é de se atentar, é o fato do figo ter duas enzimas em sua composição que podem provocar efeitos indesejados.

As figsimina e ficusima, estão associadas a sintomas como diarréia, vômitos, feridas e machucados na boca e na língua. Sobretudo, como qualquer fruta, é fundamental acompanhamento veterinário para cada cãozinho.

Açaí

Até mesmo em pequenas doses o açaí causa malefícios aos cãezinhos. Em sua composição, há uma substância chamada teobromina, que faz os cachorros não consigam metabolizar.

O que pode levar o cãozinho a um quadro de intoxicação e problemas gastrointestinais. O açaí também pode fazer com que o cachorro fique mais nervoso, ansioso e agitado, por concentrar altas quantidades de estimulantes e açúcar.

Além disso, pode levar à obesidade canina, pois concentra óleo e gordura. Quando servido em forma de sorvete, é pior ainda, pois são adicionadas mais doses de açúcar.

Maracujá

Apesar dos efeitos calmantes e ansiolíticos do maracujá, o cachorro não pode comer essa fruta na sua forma natural.

O problema dessa fruta são as sementes, que também tem quantidade de cianeto suficiente para causar intoxicação. O recomendado é dar apenas a polpa da fruta. Sem casca, sementes ou folhas.

Principais sintomas de intoxicação alimentar no cachorro

Se o seu animalzinho apresenta sintomas como:

  • Convulsões;
  • Tremores;
  • Vômito;
  • Incoordenação;
  • Apatia;
  • Diarreia;
  • Mucosas arroxeadas ou azuladas;
  • Aumento de batimentos cardíacos;
  • Dor abdominal;
  • Dificuldade de respirar;
  • Salivação excessiva.

Leve ao veterinário imediatamente! Os sinais podem aparecer pouco tempo depois da ingestão, e dependem da quantidade ingerida e da intensidade da intoxicação.

Confira também se cachorro pode comer amora.

A ração sempre será a melhor opção

Mesmo que existam frutas que complementam a dieta dos cães, e servem de petisco, a melhor alimentação sempre é a ração.

As rações são formuladas por especialistas em nutrição animal para fornecer uma dieta completa e equilibrada em proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais necessários para manter a saúde.

Elas são desenvolvidas levando em consideração as diferentes necessidades de raças, idades e condições específicas de saúde, como as rações para filhotes, castrados, entre outras.

Isso permite que ele receba os nutrientes necessários para seu estágio de vida e condição física exclusivos do momento.

Embora a ração seja geralmente considerada uma excelente opção de dieta para cães, é fundamental escolher uma marca de qualidade com a aprovação do seu veterinário.

Cada animal é único e pode ter necessidades alimentares diferentes, e nisso os profissionais de saúde podem orientar e monitorar.

Ainda pensando no assunto de cuidados na alimentação para cachorro, confira um guia completo com alimentos que cachorro não pode comer.

Artigos relacionados sobre Saúde animal