10 melhores raças de cachorro para criança
Conheça agora mesmo quais são as melhores raças de cachorro para crianças!
Quando temos uma criança em casa e pensamos em adotar um cachorro, muitos são os receios que percorrem a nossa mente.
Isso porque a responsabilidade de ter uma criança já é grande, um cachorro só duplicaria o trabalho.
Mas você sabia que ter um cão em casa pode trazer benefício para o seu pequeno?
Um estudo feito pela Universidade de Oklahoma publicado na revista Prevent Chronic Disease informa que o relacionamento da criança com um cachorro pode reduzir a ansiedade na infância, estimular a conversa e reduzir a ansiedade social, que leva ao isolamento.
Então além de dar muito amor e ser uma ótima companhia, um cachorro pode melhorar a saúde mental e social da sua criança.
Pensando nesses benefícios, montamos uma pesquisa para trazer a melhor raça de cachorro para criancinhas que possa se adequar melhor ao seu lar.
Além disso, separei alguns pontos que achei importante para você que quer adotar um cachorro e tem uma criança em casa.
Então fique comigo até o final para saber tudo o que precisa antes de trazer esse novo membro para a sua família.
As 10 melhores raças de cachorro para criança
Antes de tudo, saiba que não coloquei uma ordem da melhor raça para a pior e sim um compilado com as 10 melhores.
Isso porque a melhor raça vai depender de fatores que só você vai poder responder, como: tamanho do animal que você quer, pelos maiores ou menores, qual espaço você tem disponível para ele, entre outros fatores.
Então, fique agora com as 10 melhores raças de cachorro para criancinhas.
Labrador retriever
Caso você tenha visto o filme Marley e eu, possivelmente se apaixonou pelo cachorro da história, como também deve ter ficado com receio de ter um em casa. Afinal, o cachorro não parava quieto.
Será que é uma retratação exata de como são os cachorros da raça?
Os labradores são extremamente dóceis, sociáveis e inteligentes. Diferente do filme, costumam ser muito obedientes. Porém, possuem muita energia para gastar e precisam fazer atividades físicas.
Características:
- Expectativa de vida: 13 anos
- Altura média: 57 cm
- Peso: 30 kg
Golden Retriever
Cachorros da raça Golden Retriever são dóceis e podem ser brincalhões demais. São amáveis com seus donos e muito inteligentes. E, assim como os labradores, são muito ativos e precisam estar sempre em atividade física.
Mas, para ambientes pequenos, não são a melhor escolha já que são muito espaçosos.
Características:
- Expectativa de vida: 12 anos
- Altura média: 61 cm
- Peso: 32 kg
Buldogue francês
Os buldogues franceses são uma ótima escolha se você busca um cachorro de porte menor que não precisa de muito exercício. É o famoso “cachorro de apartamento”.
São sociáveis e amigáveis e se apegam muito aos seus donos. Porém, se você já tem ou pretende ter mais cachorros, não é uma boa escolha pois são muito territorialistas.
Características:
- Expectativa de vida: 12 anos
- Altura média: 35 cm
- Peso: 14 kg
Shih-tzu
Uma raça com longos pelos e um temperamento amigável. Os shih-tzu é um animal fofo e pequeno para você que deseja uma raça de porte menor. Não são cachorros fáceis de serem treinados, eles requerem um pouco mais de paciência e boa vontade para que aprendam algum truque.
Precisam manter a tosa atualizada pois o pelo troca algumas vezes por ano e também crescem demais. Também não se exercitam demais, então para crianças mais agitadas pode não ser a melhor opção.
Características:
- Expectativa de vida: 13 anos
- Altura média: 27 cm
- Peso: 8 kg
Beagle
Curiosos, animados e comilões, esse é o beagle. São cachorros muito dóceis e excelentes com crianças, se ela não possuir nenhuma comida.
São pequenos e agitados, então é ótimo para você que tem um filho menor e que está buscando companhia para brincar.
É um farejador nato, por isso é bom deixar o lixo longe dele.
Características:
- Expectativa de vida: 16 anos
- Altura média: 41 cm
- Peso: 35 kg
Pug
Essa não é uma raça se você procura um cachorro para correr e pular por aí. Os pugs são mais preguiçosos e carinhosos, adoram ficar no colo do seu dono. São muito carinhosos e apegados ao dono.
Também são ótimos para apartamento, por serem pequenos, não precisarem de muito exercício e não latem tanto.
Características:
- Expectativa de vida: 13 anos
- Altura média: 30 cm
- Peso: 10 kg
Poodle
O poodle é uma raça extremamente inteligente, sendo o segundo lugar no rank de raças inteligentes. O seu pelo encaracolado também é uma característica marcante e deixa ele extremamente fofo.
É uma raça com diversos tamanhos, sendo eles: Grande, Médio, Anão e Toy. Costumam ser animados, fiéis e divertidos independente do tamanho, mas os maiores tendem a ser mais calmos e latir menos.
Características:
- Expectativa de vida: 18 anos
- Altura média: 52 cm
- Peso: 23 kg
Setter Irlandês
Essa é uma raça para quem tem muito espaço e tempo para dar atenção. O Setter Irlandês é um cachorro grande que precisa de alguém para brincar com ele e ser companhia.
Pelo seu tamanho e energia, não são uma opção boa para apartamento ou casas pequenas.
São cachorros carentes e também não são muito obedientes, já que são muito brincalhões. Por isso, é um ótimo cachorro para crianças.
Características:
- Expectativa de vida: 14 anos
- Altura média: 68 cm
- Peso: 30 kg
Collie
É uma raça excelente para atividades em família e com outros animais. São naturalmente feitos para pastoreio, mas não é aconselhável mandá-los caçar se ele não tiver o devido treinamento.
Falando em comandos, é uma raça excelente para ser educada e costumam ser muito inteligentes. Aprendem truques com facilidade.
Características:
- Expectativa de vida: 12 anos
- Altura média: 60 cm
- Peso: 25 kg
Terra nova
O que essa raça tem de tamanho, ela tem de amor para dar. São considerados cachorros muito grandes, sendo a sexta raça maior do mundo.
São ótimos nadadores e possuem pelos próprios para isso, sendo duplos, oleosos e longos. Essa característica também permite que esse cachorro seja muito resistente ao frio intenso e água gelada.
Costumam ser dóceis e amigáveis, sendo ótimo para crianças. Por conta do seu tamanho, só recomendamos ter um Terra Nova se você possuir espaço de sobra.
Características:
- Expectativa de vida: 9 anos
- Altura média: 68 cm
- Peso: 60 kg
Benefícios do cachorro para crianças
Além de serem ótimas companhias, os cachorros podem trazer benefícios mentais, sociais e até físicos para as crianças.
Diminui o risco de ansiedade infantil
Existem diversos estudos na internet sobre esse assunto. Inclusive já citei um no início do texto que diz que a companhia de um cachorro pode diminuir o risco de ansiedade infantil.
Melhora a saúde física
Além disso, uma pesquisa finlandesa feita pelo Hospital Universitário de Kuopio afirma que bebês que vivem com animais nos primeiros anos de vida são menos propícios a desenvolver problemas respiratórios e infecções.
Tornam a criança mais ativa
Cachorros são animais que gostam de brincar e são agitados, em sua maioria. Por isso, ter um animal em casa vai ajudar a sua criança a ser mais ativa e a brincar mais fora de casa.
Senso de responsabilidade
Também é bastante visível o senso de responsabilidade que os cachorrinhos podem trazer para a criança. Pois ela percebe que precisa alimentar e cuidar do animalzinho.
Aumentam a afetividade da criança
Por serem animais carinhosos e afetivos, acabam despertando esses sentimentos nas crianças também, tornando-as mais dóceis com todos.
Despertam a habilidade social
Na companhia de cães, tendem a desenvolver melhor sua habilidade social e diminui o risco de isolamento da criança.
Cuidados a se tomar com cachorro e criança
Crianças e cachorros são adoráveis e podem ser até imprevisíveis. Por isso, alguns cuidados precisam ser feitos para a melhor relação entre os dois.
Apresente ambos com calma
O primeiro contato é o mais importante de todos, pois vai definir como vai ser a relação da criança com o novo animalzinho.
Por isso, ao fazer isso, mantenha a calma e supervisione tanto o cachorro quanto a criança. Respeite o espaço de cada um e aproxime-os com calma, garantindo que nenhum vai machucar o outro.
Mantenha as vacinas em dia
As vacinas são fundamentais para a saúde do seu cãozinho, principalmente quando tem criança por perto. Assim, vai evitar que passe doenças para seu filho também.
Eduque seu filho para essa relação
Crianças não costumam saber muito como se relacionar com animais. Puxam o rabo ou apertam demais.
Por isso, ensine a criança quais os limites ela precisa ter e os sinais de perigo que o cachorro emite quando não está suscetível à aproximação.
Ensine seu filho quais os momentos pode brincar
Os pequenos não costumam saber a hora de brincar, querem fazer isso toda hora. Mas cachorros são diferentes e existem momentos em que ele pode estar estressado, dormindo ou até mesmo doente.
Então, diga ao seu filho quando ele pode ou não brincar com os cachorros. E principalmente: mantenha seu pequeno longe quando o cão estiver comendo!
Qual a melhor raça de cachorro para criança?
Como dito antes, não posso dizer qual é a melhor raça de cachorro para crianças. Isso porque cada lar é um lar.
É preciso entender se seu espaço é o suficiente para o cãozinho e se sua rotina condiz com o cachorro, pois ele vai precisar de atenção.
Cada raça tem sua característica, algumas são mais dóceis, outras mais teimosas e outras mais obedientes.
Por isso, ao escolher o cachorro ideal para o seu filho, saiba os detalhes importantes para ser o melhor para a sua família e para o cãozinho que vai adotar.
E se além de estar procurando um companheiro para o seu filho você não tenha muito espaço em casa, separamos para você as melhores raças de cachorro para apartamento.